terça-feira, 25 de setembro de 2012

Introdução à Astrologia



O Que é Astrologia?

   A astrologia, em seu sentido mais amplo, é o estudo dos astros e corpos celestiais como planetas, constelações e estrelas, e como o movimento da Terra em relação a estes afetam os eventos que acontecem na vida dos seres humanos. A astrologia está baseada na crença de que existe uma relação entre os eventos celestiais e os terrestres, e que os corpos celestiais influenciam o curso de eventos nos mais diversos setores de nossa existência.
   Já sabemos que sim, de certa maneira, os astros afetam nossa vida, como por exemplo, a Lua afeta as marés e sem o Sol nem teríamos vida nesse planeta, e que ele regula o nosso ciclo de sono, etc. Mas a astrologia vai além disso, e afirma que os demais planetas, estrelas, constelações e até mesmo asteróides influenciam os mais diversos tipos de coisas como a personalidade de um indivíduo, períodos de guerra e paz, boas colheitas, quando o setor financeiro de um país prosperará, etc. De fato, a astrologia nasceu dentro deste contexto, como explicarei em artigos posteriores. Os povos da Antiguidade observavam que quando determinados astros apareciam no céu ou se encontravam alinhados em determinada maneira, tal e tal coisa acontecia a sua comunidade. Assim se deu a sua gênese.  

Para Que Serve a Astrologia?

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”

Assim diz o texto de Eclesiastes, capítulo três, e eu não poderia resumir de melhor forma um dos maiores propósitos da astrologia. A existência não é linear, como assim aparenta, mas é composta de ciclos que se repetem – você já reparou que há certas coisas que simplesmente sempre acontecem com você em determinados intervalos de tempo? Com a astrologia, podemos analisar os mais diversos tipos de ciclos que estão acontecendo em nossas vidas, e assim, harmonizá-la de acordo com os céus: este era o modo de vida de todas as civilizações antigas. De fato, os povos da Antiguidade acreditavam que a vontade de Deus se encontrava no movimento dos astros - ter conhecimento de seus ciclos era saber a Vontade Divina. Há uma escritura hindu muito antiga, chamada Bṛhat Parāśara Horāśāstra, que proclama que o próprio Deus tomou as formas dos planetas para governar a vida dos seres humanos:

“O Deus Imanifesto tem muitas encarnações. Ele encarnou-se como os Nove Planetas para presentear aos seres vivos os resultados devidos de seus Karmas (ações). Ele é Janardana. Ele assumiu a forma auspiciosa dos Planetas para destruir as Asuras (forças vitais negativas) e sustentar as Devas (forças vitais positivas).”


Com a astrologia, podemos saber quando é o tempo mais propício para:

Marcar a melhor data de um casamento
Comprar ou vender uma casa
Iniciar novos projetos
Fazer uma viagem

Como há um tempo certo para cada uma dessas coisas, se a fizermos em seu tempo errado, as chances são que nossos planos e sonhos poderão vim a falhar. O próprio blog que vocês lêem neste momento foi escolhido no dia e hora apropriado para sua criação, tendo eu mesmo procurado o melhor tempo nos astros para criá-lo.

Mas lógico, se formos nos perguntar qual é o verdadeiro propósito por trás da astrologia para nossa vida, veremos que não é para ajudar apenas nos aspectos mundanos, mas tem como verdadeiro objetivo nos mostrar o caminho a ser percorrido para realizarmos nosso propósito de vida que nos levará de volta ao seio do Criador e à perfeição espiritual.

As Áreas da Astrologia

A astrologia é uma ciência com aplicações extremamente práticas, e que serve para nos ajudar nas mais diversas áreas. Veja algumas destas que compõe campos de estudos específicos:

Astrologia Natal: Estuda o mapa astral de um indivíduo para ter uma visão geral de como será a vida desta pessoa, sua personalidade, suas qualidades e fraquezas, quais setores desta vida ela deverá se empenhar, etc. Este campo está estritamente relacionado ao estudo do indivíduo.

Sinastria: Estuda a compatibilidade entre dois indivíduos. Esta área é muito usada para saber se duas pessoas darão certas juntas, e se já estão juntas, como no caso entre namorados e pessoas casadas, ela pode ser usada para descobrir quais áreas estes indivíduos são compatíveis e quais eles terão que trabalhar para crescerem juntos tanto no que diz respeito aos aspectos da vida material, como espiritualmente.

Astrologia Médica: Pode ser estudada por qualquer pessoa, mas é mais eficaz quando estudada e colocada em prática por médicos e pessoas que trabalham na área da saúde. Esta área pode ser usada no auxílio de diagnóstico e explora quais problemas de saúde uma pessoa pode apresentar em sua vida, ou então quando eles irão surgir, ou se já se manifestaram, quando será o melhor tempo para realizar uma cirurgia ou iniciar um tratamento médico e qual será o provável resultado destes entre tantas outras questões relacionadas à área da saúde.

Astrologia Horária: É usada para responder uma grande variedade de perguntas baseado na hora e local (desta forma, na “data de nascimento” de uma pergunta) em que a pergunta é formulada pelo indivíduo. Contudo, as perguntas feitas devem ser do tipo que tenham “sim” ou “não” como respostas e que possam ser verificadas. Perguntas do tipo, “Ele vai se casar comigo?”, “Vou conseguir vender minha casa?”, “Vou conseguir passar na minha entrevista de trabalho?” são alguns dos exemplos por qual a astrologia horária pode ser usada. Perguntas relacionadas a coisas que não podem ser verificadas ou testadas como, “Eu já vivi vidas passadas em outros planetas?” “O meu relacionamento com essa pessoa é karmíco?” “O Monstro do Lago Ness existe?” são perguntas que não podem ser usadas em astrologia horária.  

Astrologia Eletiva: Serve apenas para responder um tipo de pergunta, mas muito eficaz porém – qual a melhor data para tal ou tal evento. É usada estritamente para a escolha da melhor data e horário possível para os mais diversos tipos de planos e projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário